Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Estoque de sangue no hemonúcleo de Araçatuba está abaixo do normal


Estoque de sangue no hemonúcleo de Araçatuba está abaixo do normal

Hemonúcleo solicitou bolsas de sangue de Presidente Prudente (SP).
Caso situação continue, hospital pode começar a cancelar cirurgias eletivas.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba
Comente agora
Com vários feriados no mês de novembro e a chegada do fim do ano pouca gente costuma doar sangue. Em Araçatuba (SP), o hemonúcleo está com o estoque baixo e foi preciso até usar sangue de unidades de Presidente Prudente (SP). A situação é grave e atendimentos de urgência e emergência podem ser comprometidos.

Cadeiras vazias e pouco movimento no hemonúcleo dão reflexo nas prateleiras do banco de sangue, que estão com poucas bolsas. No local a quantidade de doadores caiu de 70 por dia, para menos de 30, resultado: estoque baixo dos tipos A e B negativo. “Estamos convocando nosso banco de dados e solicitando que as pessoas compareçam para fazer a doação”, afirma Wolney Góis Barreto, diretor hemonúcleo.
Quem vem doar, sabe da importância da atitude. O funcionário público Fábio Medeiros sofreu acidente em 1997 e precisou de sangue. Agora ele retribui sempre que pode. “Um dia você pode precisar. Até então nunca tinha feito doação. Após meu acidente sempre faço doação”, diz Fábio.
Como medida de segurança, o hemonúcleo solicitou bolsas de sangue de tipagem negativa da unidade de Presidente Prudente, o que apenas ameniza o problema.
Em hospitais de média e alta complexidade, o sangue é usado em 80% dos procedimentos médicos. Na Santa Casa de Araçatuba (SP), por dia são realizadas mais de 30 cirurgias. A falta de qualquer tipagem, preocupa muito, porque compromete o atendimento dos pacientes.
Caso a situação continue assim, o hospital, o maior da região, pode começar a cancelar cirurgias eletivas, aquelas que não são urgentes. Além disso, até casos mais graves podem ser comprometidos. “Essa situação perdurando pode comprometer atendimento de urgência e emergência que não pode ser postergado. E a gente nunca sabe nestes casos quanto precisa”, afirma Sérgio Smolentzov, diretor clínico Santa Casa. O hemonúcleo de Araçatuba fica na Avenida Arthur Ferreira da Costa, número 330, bairro Aviação.
  •  
Doação de sangue em Araçatuba está abaixo do normal (Foto: Reprodução / TV Tem)Doação de sangue em Araçatuba está abaixo do normal (Foto: Reprodução / TV Tem)
Para ler mais notícias do G1 Rio Preto e Araçatuba, clique em g1.com.br/tvtemriopreto. Siga também o G1 Rio Preto e Araçatuba no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página