Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Policiais da Rota são absolvidos de execução de suspeito preso


Policiais da Rota são absolvidos de execução de suspeito preso



Júri considerou que a principal testemunha caiu em contradição.
Morte é tida pelo Ministério Público como o estopim da onda de violência.

Do G1 São Paulo, com informações do Jornal Nacional
48 comentários
Três policiais militares das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) foram absolvidos da execução de um suspeito preso na Zona Leste da capital paulista. O caso aconteceu em 28 de maio e é considerado, pelo Ministério Público, o estopim da onda de violência que atinge São Paulo nos últimos meses.

Na ocasião, policiais da Rota mataram seis suspeitos de pertencerem a uma facção que se reuniam no estacionamento de um bar na favela Tiquatira, na região da Penha.
Segundo a PM, naquela noite os criminosos, que planejavam a libertação de um comparsa preso, foram surpreendidos pela Rota e reagiram à abordagem. Todos os seis morreram na troca de tiros. Para a facção que atua dentro e fora dos presídios paulistas, porém, a operação policial foi “covarde”.
Uma testemunha denunciou que os policiais levaram um dos suspeitos até a Rodovia Ayrton Senna e o executaram lá. Essa denúncia levou os três agentes da Rota ao Presídio Romão Gomes, que abriga PMs envolvidos em crimes.
Ao serem julgados, porém, os policiais foram absolvidos. O júri entendeu que essa testemunha principal caiu em contradição. O Ministério Público já recorreu.
Para os promotores, por conta dessa ação os criminosos da facção, em busca de vingança, passaram a executar policiais militares. "Esse caso da ação da Rota que matou seis foi o estopim para desencadear essa onda de violência", disse o promotor Marcelo Alexandre Oliveira. Desde o começo do ano, 92 PMs foram mortos em todo o estado.
Servente
Outros cinco policiais da tropa de elite paulista tiveram prisão temporária decretada nesta quarta-feira (14). Eles são suspeitos de executar no sábado (10) o servente Paulo Batista do Nascimento, de 25 anos, no bairro do Campo Limpo, Zona Sul da capital. O pedido foi feito pela Corregedoria da Polícia Militar.
O tenente Halstons Kay Yin Chen e os soldados Francisco Anderson Henrique, Diógenes Marcelino de Melo, Marcelo de Oliveira Silva e Jailson Pimentel de Almeida estavam detidos disciplinarmente na Corregedoria da PM desde domingo (11), quando o Fantástico divulgou um vídeo de uma testemunha que mostra parte da ação policial.
Com a prisão temporária decretada, os suspeitos poderão ser levados ao presídio Romão Gomes, na Zona Norte da capital.
Para ler mais notícias do G1 São Paulo, clique em g1.globo.com/sp. Siga também o G1 São Paulo no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página