Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

20 Anos de PCC – o Efeito Colateral da Política de Segurança Pública

20 Anos de PCC – o Efeito Colateral da Política de Segurança Pública
por Bruno Paes Manso, Marcelo Godoy
Bruno Paes Manso é repórter do jornal O Estado de S. Paulo e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo.
Marcelo Godoy é chefe de reportagem do caderno Metrópole do jornal O Estado de S. Paulo
No dia 6 de outubro, ocorreu mais um “pancadão” na cidade de São Paulo, do qual poucos tiveram notícias ou puderam partici­par. Ao som do funk estilo ostentação das perife­rias paulistanas, mulheres celebraram o aniversá­rio de 20 anos do Primeiro Comando da Capital (PCC). Sem mesmo que as autoridades soubes­sem, a festa ocorreu dentro da Penitenciária Fe­minina de Santana, unidade com quase 600 mu­lheres e espaço para 251 pessoas. Um MC (can­tor de funk) veio de fora para tocar na balada, numa cena insólita, mais uma entre tantas as surpresas que a presença e a força do PCC em São Paulo ainda conseguem provocar.

Ao longo dessas últimas duas décadas, desde seu nascimento, no dia 31 de agosto de 1993, já são muitos estudos e reportagens feitas sobre a facção criminosa. A maior parte dos dados foi colhida a partir de grampos e documentos de in­vestigações policiais, mas também foram feitas entrevistas com seus integrantes, que tiveram suas histórias descritas. Ainda assim, existem la­cunas a serem preenchidas, questões relevantes que não foram desvendadas. Se os segredos do PCC pudessem ser mostrados pela imagem de um quebra-cabeça, poderia se afirmar que ainda estamos no meio da jornada, em busca das peças­-chaves para conseguir enxergar toda a imagem.

Parte das peças desse quebra-cabeça chegou com a investigação feita pelo Ministério Público Estadual (MPE) de São Paulo nos últimos três anos, reveladas pelo jornal O Estado de S. Paulo, que resultou na denúncia de 175 acusados de pertencerem ao grupo. A quantidade de informa­ções reunidas foi um passo importante para se compreender o atual estágio de maturidade do PCC. É como se, de repente, inúmeras peças se encaixassem ao mesmo tempo e apresentassem um retrato mais preciso da facção. Foram milha­res de escutas que captaram horas e horas de con­versas entre as principais lideranças, além de documentos e provas que chegaram até nas rela­ções promíscuas que os criminosos mantêm com integrantes das forças de segurança. Informações que precisam ser filtradas e contextualizadas na história da facção e do crime em São Paulo.

HOLERITE COM OS 6% DISPONÍVEL

Produtos e Serviços > Folha de Pagamento > Servidores Ativos e Inativos > Demonstrativo de Pagamento (Autenticação de Usuário)

Demonstrativo de Pagamento (Autenticação de Usuário)




terça-feira, 26 de agosto de 2014

Penitenciárias da região retomam revista íntima em visitantes dos detentos

REGIONAL DE SOROCABA : COMPLEXO PENITENCIÁRIO DE ITAPETININGA

José Ricardo Mesiano carregou um arquivo.
VISITA DE ROTINA AO COMPLEXO PENITENCIÁRIO DE ITAPETININGA
Representantes do SIFUSPESP - Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional de SP estiveram na última sexta-feira (22/08/2014) nas unidades prisionais de Itapetininga, conversaram com o pessoal da administração e da carceragem para averiguar “in loco” o local de trabalho, bem como esclarecer dúvidas. Um ponto de destaque nas conversas ali realizadas e desenvolvidas foi sobre a DEJEP e a Lei sancionada que põe fim a revista íntima de visitantes. Compareceram ao Complexo os dirigentes sindicaisAdriano Rodrigues Dos SantosGeraldo Arruda e José Ricardo Mesiano. “Fizemos uma visita de rotina, para conversar com os servidores e descobrir como estão as condições de trabalho, se têm reivindicações, e também para prestar esclarecimentos a dúvidas. É importante a entidade de classe trabalhista ter esse contato direto com a base”, relatou José Ricardo Mesiano.

RELATO DO COORDENADOR DO SIFUSPESP SOBRE O CDP DA PRAIA GRANDE


RELATO DO COORDENADOR DO SIFUSPESP SOBRE O CDP DA PRAIA GRANDE 

Mais um dia difícil para os funcionários do CDP de praia grande, desde sábado um grupo de familiares de presos estão na porta da unidade insultando e ameaçando os funcionários, recebemos denúncias de funcionários que tiveram seus veículos cercados e foram ameaçados por manifestantes na saída do plantão nesta 2° feira. Nos do Sifuspesp baixada estivemos na unidade auxiliando os funcionários a fazerem o B.O. informamos o Presidente João Rinaldo Machado, que entrou em contato com o secretário e enviou para unidade 3 viaturas da P.M. que ficará na unidade até o dia 8 de setembro, segundo o D.G. da unidade o secretário também já enviou 50 novos HTs e já disponibilizou a verba para o conserto do PABX e passar as investigações para o DHPP de São Paulo. Bom, nos do Sifuspesp estamos acompanhado de perto esta situação e pedimos aos funcionários da unidade que tiverem alguma reclamação a fazer que entre em contato conosco pelo telefone da nossa regional, temos psicóloga qualquer dia da semana atendendo na sede e advogado todas as 6° feiras.


COORDENADOR DO SIFUSPESP BAIXADA

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Vidas encarceradas: o cotidiano dos agentes penitenciários paulistas

Vidas encarceradas: o cotidiano dos agentes penitenciários paulistas


Livro “Vidas Encarceradas – Trabalho e Cotidiano dos agentes penitenciários de São Paulo” traz um retrato do sistema prisional paulista, a partir dos relatos dos guardas do cárcere. Escrito por quatro jovens jornalistas, Andréia Coutinho, Nathan Xavier, Guilherme Oliveira e Vanessa Ramos, como trabalho de conclusão do curso de jornalismo na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, a proposta do livro-reportagem é olhar para dentro das prisões e descrevê-las sob a ótica de personagens desconhecidos, que não entraram para a história oficial, mas são peças cruciais na engrenagem das penitenciárias de São Paulo.
Foram escolhidos quatro personagens, que falam sobre rebeliões, facções criminosas, ameaças, convivência familiar, saúde no trabalho e uma série de outras questões que permeiam o sistema prisional. Um deles é Guaracy que, há cinco anos, junto da esposa e dos filhos, compreendeu de fato quais são os desafios e as ameaças da profissão.
Ponte publica com exclusividade o capítulo “Segunda Morada” que conta a história de Guaracy.
Por ser um trabalho de conclusão de curso, o livro não está em livrarias. Os autores estão em busca de uma editora, mas anunciam o lançamento da obra, de forma independente, para setembro. Pré-venda e mais informações podem ser encontradas na página do facebook de Vidas Encarceradas (facebook.com/vidasencarceradas)
Os dados apresentados no livro são da Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo (SAP), que não forneceu informações a respeito de facções criminosas ou mesmo sobre o número de trabalhadores que adoeceram ou se aposentaram no último período. Esses e outros questionamentos foram enviados pelos autores à secretaria durante a construção da obra.
Baixar:

REPORTAGEM SOBRE A REVISTA ÍNTIMA COM O PRESIDENTE DO SIFUSPESP JOÃO RINALDO

REPORTAGEM SOBRE A REVISTA ÍNTIMA COM O PRESIDENTE DO SIFUSPESP JOÃO RINALDO

Com o objetivo de evitar o vexame ao qual visitantes e funcionários de presídios são
 obrigados a passar, uma lei que proíbe a revista íntima no sistema penitenciário foi sancionada.
A mudança estabelece que que os agentes penitenciários utilizem detectores de metais
ou aparelhos de raio X para detectar qualquer irregularidade sem ameaçar a integridade física, 
psicológica ou moral do revistado.
Os presídios tem até 180 dias para a adaptação as novas regras. O problema é que 
até agora nenhum equipamento chegou as penitenciárias, o que compromete diretamente
 a segurança das unidades prisionais. Confira a reportagem completa com Heitor Freddo. 

http://www.tvb.com.br/sprecord/videos-exibe.asp?v=35164

sábado, 23 de agosto de 2014

23 de Agosto "...Remindo o tempo." Efésios 5.16


Pérolas Diárias



23 de Agosto

"...Remindo o tempo." Efésios 5.16
Sempre devemos nos lembrar de que o tempo é uma preciosa dádiva de Deus. Ele nos deu o tempo para que o usemos, e o usemos bem. Em outras palavras: Ele nos deu o tempo para que transformemos os minutos, horas e dias em valores eternos.

ENFIM A VOLTA DA REVISTA ÍNTIMA!

              ENFIM A VOLTA DA REVISTA ÍNTIMA!

HOJE EU E O COORDENADOR DA REGIONAL DE MIRANDÓPOLIS FOMOS CONFERIR SE REALMENTE AS REVISTA ÍNTIMAS TINHAM VOLTADO, JÁ HAVÍAMOS MARCADO A ENTREVISTA COM O SBT TVI INTERIOR PARA EXPLICAR A POLÊMICA EM VOLTA DO PROJETO SANCIONADO PELA GOVERNADOR E A REVOLTADA CATEGORIA PELAS ORDENS ABSURDAS QUE RECEBEMOS NA SEMANA PASSADA!
A ENTREVISTA IRÁ AO AR NO PROGRAMA TELE VERDADE NA SEGUNDA COMO NÃO FOI AO AR HOJE COMO DISSE A REPÓRTER, MAS TAMBÉM PODERÁ SER VISTA NO CANAL DO YOU TUBE PELO LINK: https://www.youtube.com/channel/UCfgLINec5p8KFyWVnogp1BA



sexta-feira, 22 de agosto de 2014

PI DE MIRANDÓPOLIS: ATIVIDADES PARCIALMENTE EM LUTO PELO COMPANHEIRO MORTO E POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO

PI DE MIRANDÓPOLIS  ATIVIDADES PARCIALMENTE EM LUTO PELO COMPANHEIRO MORTO E POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO


EM RESPEITO AO COMPANHEIROS QUE FOI COVARDEMENTE MORTO E POR QUESTÕES DE SEGURANÇA, OS SERVIDORES DA PI DE MIRANDÓPOLIS PARALISARAM OS SERVIÇOS HOJE, VAI FUNCIONAR IGUAL NA ÉPOCA DA GREVE, OS SERVIÇOS ESSENCIAIS , O Sifuspesp Sindicato regional de Mirandópolis está dando respaldo jurídico para os servidores! em breve matéria completa no site !




COMPANHEIROS , COMO PUBLICADO NO FACE, FIZEMOS ESTE MOVIMENTO PELA MANHÃ, ONDE NÃO SAIU, PRESOS PARA O TRABALHO E PARA A ESCOLA, E OS ATENDIMENTOS DE SAÚDE, OU SEJA NOS MOLDES DA GREVE, A IDÉIA SURGIU AO VER MAIS UMA MORTE E  DEPOIS DE TANTAS AGRESSÕES QUE ACOMPANHAMOS NAS ULTIMAS SEMANAS E MESES  , SERÁ QUE É ALGO QUE NUNCA IRÁ ACABAR?

terça-feira, 19 de agosto de 2014

REVISTAS ÍNTIMAS DE VOLTA , A CATEGORIA ESTÁ DE OLHO

SIFUSPESP SE REÚNE NA SAP PARA TRATAR DA LEI 15.552/14PDFImprimirE-mail
Ter, 19 de Agosto de 2014 20:13
logo gestao
OFICIO ENTREGUE NAS MÃOS DO SECRETÁRIO DURANTE A REUNIÃO!
Sindicato parte em defesa da categoria e SAP revoga ordem: revistas íntimas serão realizadas até que o governo compre os equipamentos

O SIFUSPESP (Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo) se reuniu com o secretário da SAP Lourival Gomes para discutir sobre a Lei 15.552/14, principalmente sobre a questão de ter sido passado uma ordem nas unidades prisionais para que lei fosse aplicada já na semana passada.
Representando o SIFUSPESP estavam o presidente João Rinaldo Machado e o Diretor de Formação Fábio Jabá. Pela SAP, estavam o secretário Lourival Gomes e o Coordenador da CROESTE Roberto Medina.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Major Olímpio - Alckmin acaba com revista íntima em presídios de SP

B.O SOBRE ORDEM DE NÃO REVISTAR AS VISITAS

BOLETIM DE OCORRÊNCIA ELABORADO NO SÁBADO , PROVANDO QUE REALMENTE AS ORDENS FORAM DADAS, POIS ATÉ O MOMENTO, NÃO VIMOS NOTES, NEM EXISTE UMA ORDEM DE SERVIÇO!










OFICIO PROTOCOLADO NA CÂMARA MUNICIPAL DE MIRANDÓPOLIS ASSUNTO REVISTA ÍNTIMA NOS PRESÍDIOS

OFICIO PROTOCOLADO NA CÂMARA MUNICIPAL DE MIRANDÓPOLIS ASSUNTO REVISTA ÍNTIMA NOS PRESÍDIOS

ESTE OFICIO FOI PROTOCOLADO HOJE NA CÂMARA MUNICIPAL DE MIRANDÓPOLIS, COMPANHEIROS PEGUE O MODELO E PROTOCOLE NA SUA CIDADE, O TRABALHO POLÍTICO SERÁ MUITO IMPORTANTE PARA NOSSA CATEGORIA, PROCURE A CÂMARA MUNICIPAL DA SUA CIDADE!




Ilmo Sr. Vereador
PRESIDENTE DA CÂMARA
SR EDERSON PANTALEÃO DE SOUZA

domingo, 17 de agosto de 2014

MAIS UMA VEZ A CATEGORIA IRÁ MOSTRAR SEU VALOR!

MAIS UMA VEZ A CATEGORIA IRÁ MOSTRAR SEU VALOR!

COMPANHEIROS ONTEM  VISITEI AS PENITENCIÁRIAS DE MIRANDÓPOLIS I E II(APENAS NA PORTARIA), VALPARAÍSO, I DE LAVÍNIA (APENAS NA PORTARIA), AVANHANDAVA(APENAS NA PORTARIA), NO CPP DE VALPARAÍSO , II E III DE LAVÍNIA FALEI COM SERVIDORES NA SUBPORTARIA, CONSTATEI IN LOCO QUE TODAS ELAS POR ORDEM DOS SUPERIORES, DIRETORES GERAIS E DIRETORES DE DISCIPLINA, QUE INCLUSIVE MUITOS ESTAVAM DE MANHÃ NO PLANTÃO, PASSAVAM A ORDEM PARA OS FUNCIONÁRIOS E COMUNICAVAM AS VISITAS DE COMO IAM PROCEDER AS REVISTAS,LASTIMÁVEL, VERGONHOSO, PRESENCIEI VÁRIAS COMPANHEIRAS QUE SE EMPENHAVAM NAS REVISTAS , BATENDO DE FRENTE E COLOCANDO ORDEM NAS REVISTAS, REVOLTADAS DE SEREM ENCARADAS COM AR DE DEBOCHE, NÃO POR TODAS AS VISITAS, MAS AQUELAS QUE SABEMOS SUAS FUNÇÕES NESSES DIAS!
O QUE ESTOU FELIZ EM REPASSAR PRA A CATEGORIA QUE DE TODAS QUE FUI , FOI UNÂNIME , SEMANA QUE VEM NÃO SERÁ ASSIM , OU O GOVERNO VOLTA ATRÁS , ATÉ REGULAMENTAR A LEI, OU NÓS GUERREIROS DO SISTEMA  , IREMOS FAZER, AO CONTRÁRIO, O QUE MAIS OUVI ,ABANDONAMOS A CADEIA, DEIXA QUEM QUISER COMETER CRIMES E OUTRAS ATROCIDADES FAZEREM!

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

ALERTA À CATEGORIA SOBRE A REVISTA MANUAL

 ALERTA À CATEGORIA SOBRE A REVISTA MANUALPDFImprimirE-mail
Sex, 15 de Agosto de 2014 20:10
 150814importante
Enquanto a SAP não adquirir e implantar os equipamentos, a revista manual continua!

Desde que a Lei nº 15.552 foi sancionada, ou seja, desde a última terça-feira, dia 12 de agosto de 2014, o SIFUSPESP vem, insistentemente, solicitando um posicionamento por parte da SAP – Secretaria da Administração Penitenciária, no sentido de saber se as regras lançadas naquele dispositivo são autoaplicáveis ou não, ou seja, se já passam a valer as novas regras de imediato ou se somente passará a valer após 180 (cento e oitenta) dias.

URGENTE REVISTA NESTE FIM DE SEMANA

COMPANHEIROS ACABO DE SER INFORMADO QUE NESTE FIM DE SEMANA AS VISITAS NÃO SERÃO DESPIDAS,PASSARÃO PELO DETECTOR DE METAL, BANQUINHO, OU SEJA O QUE MANDA A LEI, NOSSO CORPO JURÍDICO JÁ ESTÁ AVALIANDO A SITUAÇÃO , POIS A LEI DIZ 180 DIAS PARA READEQUAÇÃO!

Lei que proíbe revistas íntimas em presídios divide opiniões na região

Lei que proíbe revistas íntimas em presídios divide opiniões na região

Em Itapetininga (SP), regulamentação é aprovada por familiares de presos.
Para funcionários de penitenciárias, a lei põem em risco a segurança.

Do G1 Itapetininga e Região
A lei que proíbe a revista intima para visitantes e detentos em presídios do estado de São Paulo divide opiniões na região deItapetininga (SP). Enquanto visitantes de presos aprovaram a regulamentação, agentes penitenciários se dizem preocupados com segurança após a mudança.
A lei estadual entrou em vigor na terça-feira (12) e proíbe o procedimento de segurança que obriga parentes de presos a ficarem sem roupas antes da visita. Tudo isso para verificar manualmente se a pessoa carrega no corpo qualquer objeto ou produto proibido de entrar na unidade.

Total de visualizações de página